A Importância de uma Igreja

Terminaste o curso, e agora? Queremos encorajar-te a
"progredir na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo" (2 Pedro 3:18) ao te envolveres numa igreja local.

O que é a igreja?

Ainda que usemos a palavra igreja quando nos referimos a um edifício, a Igreja não é um lugar ou uma coisa. Ela é um grupo de pessoas que decidiu receber e seguir Jesus como seu Salvador pessoal. Fazem parte da Igreja os cristãos de todo o mundo. Há pessoas que podem dizer que não precisam ir a uma igreja para serem bons cristãos, mas Deus quer que os cristãos se reúnam para seu próprio benefício. Os crentes juntam-se em igrejas locais para adorar a Deus - adorá-lo, honrá-lo e aprender mais sobre Ele através de músicas, pregações e estudos bíblicos. Eles encorajam-se mutuamente a  viver de acordo com o que Deus nos diz na Bíblia. Eles vivem para serem testemunhas do amor de Deus, ao servirem as suas comunidades e dando um bom exemplo. Deus também deu à Igreja a responsabilidade de contar aos outros sobre a Sua maravilhosa dádiva da salvação (Mateus 28:18-20).

Porque precisamos de uma igreja?

Podemos apontar quatro motivos porque precisamos de uma igreja. 

1.      Precisamos de nos identificar com o povo de Deus, sermos contados entre os seguidores de Jesus. É difícil para os cristãos permanecerem firmes na sua fé quando vivem em isolamento, fora da comunhão de uma igreja local. A interação com outros crentes constrói amizades e proporciona estabilidade espiritual. O escritor de Hebreus 10:25 avisou os cristãos do primeiro século: "E não faltemos às nossas reuniões. Alguns têm por hábito faltar. Pelo contrário, animem-se uns aos outros cada vez mais, pois sabem que se vai aproximando o dia da vinda do Senhor."

2.     A igreja reúne as pessoas para a adoração. Nada se compara à obra do Espírito Santo numa mente e num coração cristão quando cantamos hinos e músicas de louvor, lemos publicamente as Escrituras, oramos, e é ensinada a Palavra de Deus.

3.      O ensino frequente e correto da Bíblia ajuda-nos a crescer e a viver uma vida cristã bem-sucedida. Os pastores e outros ensinadores da Bíblia estudam as Escrituras com dedicação, e transmitem aos outros o que aprenderam, para que nós também possamos compreender o que Deus nos está a dizer. O ensino de acordo com as verdades bíblicas convence-nos a fazer o que está certo. Também ajuda-nos a compreender o que Deus pretende de nós, para sermos responsáveis pelos nossos irmãos cristãos em amor e graça.

4.     A igreja é o lugar ideal para servir Jesus e aos outros. O evangelista Billy Graham escreveu certa vez: “Escolheria uma igreja que abre os seus braços a todos os que têm uma necessidade espiritual, independentemente da sua posição social ou raça; uma igreja que se preocupa com os pecados sociais da comunidade, que tenha uma visão missionária e um espírito que colabore com qualquer esforço importante para levar Cristo ao mundo. Também escolheria uma igreja que merece as dádivas financeiras que recebe, e onde os meus talentos e capacidades pudessem ser espontaneamente usados para a glória de Deus.” Enquanto procuramos uma igreja como esta, vamos ter a oportunidade de ajudar os outros. As nossas vidas serão um testemunho do amor de Jesus (Mateus 5:16).

Para te ajudar a encontrar uma boa igreja perto de ti podes ligar-te ao nosso Localizador de Igrejas, que te vai mostrar a localização e contactos das igrejas que recomendamos na zona da tua morada.

O que devo procurar numa igreja?

Nem todas as igrejas são iguais. Algumas igrejas fazem parte de uma denominação. Uma denominação é um grupo de igrejas trabalham juntas e partilham as mesmas crenças fundamentais e práticas. Algumas igrejas não pertencem a uma denominação, o que significa que existem autonomamente e não têm uma relação oficial com outras igrejas da mesma forma que as anteriores. É importante relembrar que o principal não é pertencer ou não a uma denominação; o principal é que as crenças e práticas da igreja estão de acordo com a Palavra de Deus. Billy Graham dá o seguinte conselho: "Em primeiro lugar, eu escolheria uma igreja que prega o Evangelho fielmente. No entanto, não basta estar correta teologicamente. Eu escolheria uma igreja que se empenha em praticar o que prega, que coloca em prática as suas crenças no dia-a-dia."

Em todo o caso, nenhuma igreja é perfeita. Todas são compostas de pecadores que lutam com as mesmas fraquezas e tentações que tu. Procura dar o melhor de ti aos outros, e compreende que a comunhão com outros requer paciência, perdão e amor. A tua interação positiva com eles é uma ótima forma de praticar os ensinos de Jesus. Também evita fazer de alguém o teu modelo espiritual. Não faz mal termos exemplos, mas apenas Cristo é perfeito. Hebreus 12:2 diz: "Tenhamos os olhos postos em Jesus, de quem a nossa fé depende inteiramente."

É também uma atitude sábia não te envolveres com grupos que se chamam a si mesmos de igrejas, mas que se desviam da mensagem da Bíblia. Alguns grupos dizem que Jesus foi apenas um homem e negam que Ele também era Deus. A Bíblia ensina que Jesus Cristo foi Deus e homem ao mesmo tempo. Outros grupos ensinam que o único caminho para o céu é fazer boas ações ou ser uma boa pessoa. Apenas Jesus pode nos salvar. A salvação não é merecida, mas oferecida pela graça mediante a fé ao recebermos Jesus nos nossos corações (Efésios 2:8). "Pela graça mediante a fé" significa que uma pessoa pode ser salva apenas através da fé e confiança na graça de Deus, não através de boas ações. Não há nada que possamos fazer para comprar ou merecer a graça de Deus. Hebreus 11:1 diz: "A fé é a certeza das coisas que se esperam e a garantia das coisas que se não veem." A Bíblia dá-nos muitas razões para termos fé.

Alguns exemplos de grupos com ensinos erróneos sobre Jesus e a Fé são: Testemunhas de Jeová, Mórmons (Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias), a Igreja da Unificação, Unitarianos, Espíritas e Cientologia. Ainda assim, devemos amar as pessoas que se identificam com esses grupos, mas as suas crenças não estão de acordo com o que a Bíblia ensina. Devemos evitar estes grupos quando procuramos uma igreja local.

Que orientações encontro na Bíblia?

As igrejas são diferentes entre si consoante a comunidade e a congregação. O objetivo principal é encontrares uma igreja centrada na pregação e no ensino da Bíblia. Os ensinos principais de uma igreja biblicamente sólida incluem:

  • A Bíblia como a verdadeira e autêntica Palavra de Deus (2 Timóteo 3:16).
  • Há um só Deus eternamente existente em três Pessoas: Deus o Pai, Deus o Filho (Jesus), e Deus o Espírito Santo (João 14:26; Mateus 28:18-19). As igrejas usam a palavra Trindade para descrever esta doutrina.
  • A salvação pela graça mediante a fé (Efésios 2:8-9).
  • A maturidade espiritual que se desenvolve quando os cristãos se dedicam à oração, ao estudo da Bíblia e à obediência a Deus (2 Timóteo 3:16-17; Colossenses 2:6-7).

Oramos para que Deus te dirija a encontrar uma igreja que se enquadra nas tuas necessidades e personalidade, sem ignorar a verdade da Bíblia. Uma relação próxima com outros cristãos vai encorajar-te a buscar a Deus e a procurar viver como cristão.